segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

carta em linha reta a Fernando Pessoa




caro Poeta de rosto engraçado,


como te tens saído com este inverno, que dizem danado?
outro dia, não faz muito, topei-me no meio da rua com um conhecido teu e meu.
sujeitinho desagradável, desses tipos que nem respira, fala de si próprio apaixonado e sem parar.
poeta, tu que tens andado na boca de tantos,
que tens sido tão péssima e porcamente compreendido,
que tens despertado falsos intelectuais e fúteis alaridos,
como te encontras, 
animado?
aborrido?
espero que estejas bem!
e um muito bom frequentador da tabacaria!
moreover, a quanto tempo não vou eu à tabacaria.
bom, nem vou contar-te do Fidel.
bom, tu também não te importarias.
ouviste falar do Trump? este dizem que é leitor daquele poetazinho... o chileno... como é mesmo o nome...
ah, sim, como não, o Neruda. agora, estão parindo filmes do Neruda por todas as partes...
mas, tu também não te importarias...
ô, Pessoa... tenho eu pensado em aderir a estes óculos redondinhos...
no início achava-os jocosos em demasia,
depois, meio afeminados...
bom, hoje já tempos passados,
vejo que eles tem um aspecto que confere um certo caráter de eloquência, que produz sucesso certo,
como diria o Nelson Rodrigues: "sucesso batata".
tenho pensado em ir a Lisboa, ô, Pessoa.
ah uma nova fadista, da mouraria,
mas, lá com isso tu também não te importarias.
aqui, no brasil, vamos num calor da zebra...
by the way, estamos todos na letra "z", aqui no brasil.
o preço do vinho do porto, p. ex., com o aumento da carga tributária, foi a estratosfera.
mas estas bobagens todas não tem a menor importância, ô, Pessoa,
o que importa realmente é a tua poesia.
mas, depois dos leitores que tens angariado pelo mundo,
já lá nem sei se com ela tu te importarias.
meu dileto poeta de tantas alcunhas, aqui eu faço minhas despedidas,
alertando-te que devias
diminuir um bocadinho das tuas mil manias, 
pois,outro dia, 
ouvia certa médica asseverar 
que estas coisas dão refluxo, gastrite, azia!
adeus, até mais ver!
au revoir!

H. L. C.

da série 'cartas aos poetas amigos'





Nenhum comentário:

Postar um comentário